terça-feira, 31 de agosto de 2010

Vídeo - Palestra na escola Professor Pedro de Castro Meireles - Projeto: Educação no Trânsito

Ser educador não é uma tarefa fácil, mas com um trabalho contínuo de cada um que compõe o corpo docente, discente, em fim, de todo  esse conjunto  a qual chamamos  escola, aos poucos iremos alcançar a tão sonhada EDUCAÇÃO para todos. 

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Registro fotográfico das apresentações dos temas: Hanseníase, Tétano, Tuberculose, Sifílis e etc. dos alunos do 7º ano E


Alunos: Clícia, Rafael, Raquel, Érika e Letícia.                                                                                           
Alunos: Marcelo e Cleber
Izabél Monteiro, Cooerdenadora Pedagógica, observando minha Prática Pedagógica.
Parabéns a todos! Apresentaram um belo slide.
Eduardo Rezende e seu grupo, sempre me surpreendendo com seus lindos slides.                                                  
                                                                                                             Eduardo Rezende a Marlisson

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ser Humano e Saúde - Os alimentos - Plano de aula quinzenal para trabalhar no 8º ano A

Dados de Identificação:


Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles


Professor: Raimunda Nonata Barbosa de Lima


Área de estudo: Ciências


Clientela alvo: 8º ano Turma: A.


Duração: 09 aulas


Período: 09/08 à 30/08/2010




Plano de Aula Quinzenal




Eixo Temático: Ser Humano e Saúde


Número de aulas: 09


Área de estudo: Interdisciplinar (Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Arte e etc.)






Conteúdos:




 A importância dos alimentos;


 O que os alimentos contêm (A água, os sais minerais, as proteínas, os carboidratos, os lipídios, as vitaminas);


 A energia dos alimentos (calorias: medindo a energia dos alimentos);


 A conservação dos alimentos (Resfriamento e Congelamento, Fervura, Pasteurização, Defumação, Salgamento, Liofilização);


 Diet. X light;


 Alimentos industrializados – Alimentação Preocupante.






Objetivo Geral


 Chamar atenção para os cuidados necessários e urgentes na alimentação, uma vez que os brasileiros cada vez mais se alimentam mal, motivo pelo qual, cresce demasiadamente as doenças cancerianas.



Objetivos Específicos:


 Despertar para os cuidados co ma alimentação;


 Compreender a função da nutrição do nosso organismo;


 Relacionar os alimentos e as funções de cada um;


 Sensibilizar-se para as consequências das faltas de determinadas vitaminas no nosso corpo, bem como, o excesso das mesmas;


 Conhecer a distribuição da água no nosso corpo;


 Valorizar os cuidados com a alimentação.




Situação Didática:




 Fazer uma introdução do assunto, a partir de uma atividade de leitura, acerca do texto reflexivo: As pequenas dádivas Obs. Realizar leitura pelo professor (Para toda a sala), pelos alunos (silenciosa e compartilhada entre os pequenos grupos) – Plano em anexo da atividade.


 Problematizar: PARA VOCÊ, O QUE É UMA ALEMENTAÇÃO ADEQUADA? VOCÊ SABE SE ALIMENTAR BEM?


 Entregar uma cópia da música, COMIDA (de Titãs);


 Roda de conversa acerca da música;


 Apresentar o plano a ser trabalhado nas duas semanas;


 Fazer uma explanação do conteúdo;


 Leitura deleites e individuais ao longo do capítulo;


 Divisão de grupos e sorteio dos temas supracitados para serem pesquisados;


 Apresentar o resultado da pesquisa (Seminário apresentado em cartazes ou slides em data show);


 Pesquisa na internet


 Debate acerca das apresentações;


 Estudo dirigido;


 Correções das questões;


 Avaliação (No decorrer da execução do plano)


Recursos utilizados:


 Texto impresso, livro didático, caderno, lápis, caneta, quadro branco, pincel p/ quadro, cd, DVD, computador, pen drive, microssistem , cartolinas, data show, imagens impressas dos gestos supracitados no texto


Avaliação:




 Avaliar o desempenho do educando através das atividades desenvolvidas, tanto escritas, quanto orais;




Referências Bibliográficas:




 BARROS, Carlos, PAULINO, Wilson Roberto - O Corpo Humano, Ciências – 7ª série


 Referencial Curricular


 Pesquisas no Google:


http://www.virtual.udesc.br/Principal/principal.php?dir1=Midiateca&index=M%FAsicas


Obs.


                                                                    

domingo, 15 de agosto de 2010

Fotos da Formatura/EJA 2010



Parabéns a todos!!

Atividade do Fórum do e-proinfo

Descrevendo a atividade 2



Olá Sr. Orientador e colegas!

Na verdade todo esse curso tem sido de tamanha riqueza, tanto para minha vida profissional, quanto pessoal, a cada encontro presencial, cada visita aos sites indicados, entre outros de minha curiosidade acerca do assunto principal, as TICs.

Tenho crescido muito, uma vez que de fato é o objetivo do Governo Federal em parceria com os demais, capacitar os professores, em fim, os profissionais em educação, no intuito de alavancar o Ensino brasileiro, que infelizmente ainda é motivos de críticas, em relação aos demais países. Mas não tenho dúvida, que de um modo geral, a educação vem mudando, principalmente, no que se refere ao uso da tecnologia em sala de aula, pelo menos venho na medida do possível venho inserindo-a nas salas onde tenho desenvolvido trabalhos significativos.

Com relação a atividade supracitada, só tenho mais uma vez a parabenizar esse Programa maravilhoso (Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional, Proinfo integrado) pela oportunidade de melhorar aquilo que já de certa forma desenvolvia, executava mas não de maneira atrativa, graças ao meu investimento nos últimos anos na minha profissão, como por exemplo, aderindo esse curso que a escola a qual presto serviço me disponibilizou, percebo o quanto vem surtinho efeito, a prova de que vale apena aderir as multimídias em sala de aula. Meus alunos têm produzido trabalhos excelentes, assim como eu também tenho oferecido algo novo, que são produções de slides a partir da criatividade de cada um, bem como, aos que levo retirados do You Tube, entre, outras fontes, para contribuir no desempenho de suas aprendizagens.

Portanto planejar a atividade usando multimídia a qual planejei para trabalhar no Ensino Fundamental com o tema Hanseníase, assunto esse, que estou trabalhando para sensibilizar os educando dos cuidados que se deve ter para não contrair doenças causadas por Bactérias, para a execução da mesma fiz uso de um data show, not book, pen drive, câmera digital (para o registro da apresentação do trabalho) e etc. Por coincidência ao participar da Educação Continuada da SEE, trouxeram exatamente um mesmo tema que já estou trabalhando na escola, por essa razão, achei por bem, utilizá-lo para a execução da atividade em pauta.

Professora: Raimunda Nonata B. de Lima


Acrelândia – Acre, 12 de agosto de 2010

sábado, 14 de agosto de 2010

Homenagens a Pais e Mães da P.C.M.

Brincadeiras entre pais e filhos



Criado em Seg, 10/03/2008 14h59


Por Vila Filhos P.C.M - Dia dos PAIS – 09/08/2010






A maior preocupação dos pais é com relação à educação dos filhos. Muitos acham que a escolha do colégio, a moral e os bons exemplos formam a receita para se construir um bom caráter, mas não é apenas com regras que as crianças se tornam pessoas melhores.


Segundo a psicóloga Tatiana Sentelhas, a aproximação dos pais com os filhos é fundamental para o futuro das crianças. “Quando brincamos com nossos filhos, podemos ensiná-los a perder medos e a lidar com frustrações. É a melhor forma de ajudá-los a desafiar a vida e a vencer alguns obstáculos. Eles se sentem mais confiantes, pois têm a pessoa amada ao seu lado”, afirma a terapeuta.


As crianças de hoje em dia precisam de companhias mais pessoais. Elas enxergam o mundo por meio das telas dos computadores, televisões e vídeo games. Por isso, perderam um pouco da referência de companhia. Brincadeiras saudáveis como pega-pega, esconde-esconde e barra-manteiga, que precisam de mais de duas pessoas para serem realizadas, são pouco conhecidas por elas.


E não é apenas para as crianças que as brincadeiras trazem benefícios. “Além da aproximação, os adultos afloram seu lado infantil, que muitas vezes não foi muito desenvolvido na infância”, explica Tatiana.


Quando isso acontece, liberamos toda a tensão do dia-a-dia e ficamos muito mais leves. “Através das brincadeiras e descontração, pais e filhos aprendem a se respeitar e a compreender suas fraquezas”, complementa a especialista. Uma hora diária com seus filhotes pode mudar suas vidas e, principalmente, o mundo de amanhã.


Fonte - MBPress


“Se educar uma criança, não será preciso punir um adulto”. (Pitágoras)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Encerramento na EJA /Formatura

Planejando uma atividade usando mídias digitais (e-proinfo)

Seguindo as orientações da atividade anterior, Avaliações de produtos multimídia, a partir da visita ao Portal do Professor, que por sinal riquíssimo, apresentamos a seguir a sugestão de um plano de aula, que fizemos para apresentar no curso: Formação Continuada para Professores da Rede Estadual de Ensino, 28 de julho de 2010. Segue alguns links do Movimento Morhan que poderá ser usado para esse tipo de atividade.


http://www.youtube.com/watch?v=K2YQLN5KLwA

http://www.youtube.com/watch?v=ZidLd7XGWx8&feature=related


Planejando uma atividade usando mídias digitais

Dados Gerais:

Escola.E.E.F. Prof. Pedro de Castro Meireles

Clientela Alvo: 7º ano Turma: F Turno: Vespertino

Professores: Jozimar Rodrigues, Francimar Rodrigues e Raimunda Nonata

Área de conhecimentos: Ciências/ Tecnologia Tempo previsto: 4 horas

Tema:

Hanseníase – Doenças causadas por bactérias (Mycobacterium leprae, que é um bacilo.)

Aprendizagens esperadas:

 Conhecer os sinais, sintomas, contágios, prevenções e o tratamento da hanseníase;

 Superar a possibilidade do preconceito.



Situações de Aprendizagens

Antes:

 Exemplificar Lázaro, o personagem bíblico;

 Fazer questionamentos acerca do conhecimento prévio dos alunos.

Durante:

 Apresentar o vídeo – Entrevista com Elson, coordenador do MORHAM;

 Entregar folders, material impresso (textos apostilados), expor cartazes para a exploração do conteúdo.

Depois:

 Debate acerca do assunto;

 Produção de slide (Ir com os educandos ao Laboratório de Informática, onde os mesmos irão produzir slides com base nos conhecimentos adquiridos.



Recursos:

 Data show, pen drive, computador, folders, cartazes, cd e etc.

Avaliação:

 Se dará ao longo de todo o processo da execução do plano, levando em consideração o desempenho na habilidade de descobertas, de analisar, comparar e interpretar fatos e situações;


Fontes:

 BARROS, Carlos. Ciências – Os seres vivos;

 http://www.cades-acre.org.br/novo.sit/morham

 http://www.youtube.com/watch?v=dJbxlVBIFRY

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cronograma para o II Semestre/2010

O que fazer? Para que fazer? Como fazer? Quando fazer? Responsável Observação
Avaliação Reflexiva Motivar o educando aprender refletir acerca do seu desempenho Criar na sala um painel, com o tema: Como foi meu desempenho no I semestre? Na primeira semana do referido semestre. Professor/aluno Dinâmica: Confeccionar tarjetas de diversos formatos e escrever o que refletiram.
Conversa sobre respeito e responsabilidade de cada um Conscientizar e sensibilizar os alunos dos seus direitos e deveres com relação ao bem estar da escola. Apresentar aos alunos
Mensagem reflexiva - o Carpinteiro. Slides Na primeira semana de aula e sempre que for necessário reforçar o assunto Professor e alunos. Utilizar a Regra de Convivência da escola.
Estatuto da Criança e do Adolescente.
Pesquisas Enriquecer o conhecimento do educando. Laboratório de informática, Biblioteca, Trabalhos de campo, Comércio, Indústrias, Órgãos Públicos. Ao longo do semestre, nas aberturas ou fechamentos dos conteúdos. Alunos, professor, escola e comunidade. Agendar tudo com antecedência
Projetos Compartilhar com os alunos uma aprendizagem com sentido, ou seja, relacionar à teoria e prática. Quinzenal, mensal, bimestral. Divididos em etapas. 3º e 4º Bimestre, com base no P.D.E. e nas necessidades de um modo geral. Escola, professores, alunos e comunidade. Trânsito – Água
Projeto Leitura, Plantas Medicinais, O Meio Ambiente, Alimentação e Saúde, Afro Descendência Reciclagem, Solidariedade -.
Etc.
Palestras A importância de ser a mudança que deseja ver
Para aprender a viver de maneira prazerosa Convidando profissionais de diferentes áreas, principalmente da Saúde, IMAC, IBAMA, etc. Durante o semestre Professor, alunos e secretarias. Entrar em contato com o Raimundinho do IBAMA
Excursões Despertar para o prazer das aulas práticas. Observar, fazer registros (documentários) escritos, fotografados ou gravados (Painéis).
Ao longo do Semestre, precisamente no 3º bimestre (agosto) Professor, SEME, SEE, escola e alunos. Conversar com o Codovil a possibilidade do transporte

Ser humano e saúde - Genética - Plano de Aula

Dados de Identificação:
Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles
Professor: Raimunda Nonata Barbosa de Lima
Área de estudo: Ciências
Clientela alvo:8º A (7ª A) Turma: A.
Duração: 26/07 a 09/08/2010

Plano de Aula Quinzenal

Eixo Temático: Ser humano e saúde - Genética
Número de aulas: 06
Interdisciplinaridade: Temas Transversais – História, Geografia, Língua Portuguesa e Arte

Conteúdos: A vida continua
O SER HUMANO: EVOLUÇÃO E ESTRUTURA
As origens da genética;
A transmissão das características hereditárias;
Os cromossomos sexuais;
A hereditariedade e o meio ambiente;
Clone: cópias idênticas – Clonagem: aplicações diversas.
O ser humano no reino animal
O desenvolvimento do cérebro
A comunicação humana

Objetivo Geral
Incentivar para a compreensão do corpo humano como um todo integrado pelas dimensões orgânicas, valorizando os conceitos genéticos, a biotecnologia e valorizando a saúde como um bem que pode ser preservado.

Objetivos Específicos:
Pesquisar sobre genética nos mais variados veículos de informações;
Conhecer e diferenciar os tipos e as estruturas da célula;
Interessar pelo conhecimento do corpo, tanto fora quanto por dentro;
Refletir acerca da exposição ou não dos rótulos nos alimentos transgênicos;
Contornar no papel madeira o corpo de um colega masculino e feminino, em seguida, caracterizar com os órgãos que os diferem.



Situação Didática:
Leitura do texto (Pela professora); Boas medidas – Gordinho? Barrigudinho? Pescoçudinho? Cuidado!!
Roda de conversa acerca da leitura;
Apresentação dos conteúdos;
Problematizar – O que você sabe sobre clone e produtos geneticamente modificados?
Pedir aos alunos que façam uma leitura silenciosa na página 73 – As origens da genética e responda a seguinte questão: De acordo com a ciência moderna, o que seriam esses “fatores” considerados por Mendel como os responsáveis por certas características das ervilhas pesquisadas?
Tecer comentário acerca do experimento de Mendel;
Leitura compartilhada e debate em equipe do restante do capítulo;
Formular questões a serem pesquisadas na internet na medida em que forem lendo e debatendo, irei tirando palavras chaves a serem pesquisadas;
Trabalhar as atividades sugeridas no livro;
Trabalho em grupo, dividir a sala em dois grupos: meninos e meninas, entregar para eles 4 papeis madeiras para cada grupo, os mesmos deverão colar formando um só , em seguida precisarão escolher entre si um colega que irá deitar no papel para que seja contornado por outro colega, logo após, o grupo deverá caracterizar o contorno desenhando os órgãos genitais, de acordo com o grupo;
Comentar sobre a atividade, assim como, os sentimentos, sensações e curiosidade ao executarem a atividade (criação do personagem);
Correção coletiva das atividades.
Palestra com técnico da SEATER/ SEAPROF (Pingo) abordar o tema enxerto (laranja c/ limão e etc.;




Material utilizado:
Textos retirados da internet, livros didáticos, dicionários, pincel, quadro branco, caderno, papel madeira, pincel atômico, tesoura, cola, laboratório de informática, impressora, recurso humano e etc.


Avaliação:
A avaliação, como parte constitutiva da prática educativa, é realizada de forma contínua, durante as aulas, supondo diferentes momentos de avaliação.
Participação nas atividades;
Apresentação dos trabalhos;
Correção das atividades;
Avaliação escrita;

Fontes:
BARROS, Carlos e Wilson Paulino, Ciências, o Corpo Humano 7ª série.
Referencial Curricular
Pesquisas no Google:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gen%C3%A9tica_mendeliana
http://www.infoescola.com/genetica-humana/
http://www.allaboutpopularissues.org/portuguese/engenharia-genetica-humana.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/genetica.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/clonagem.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/ovelha-dolly.htm

Reino das moneras: as bactérias e as cianobactérias - Plano de Aula Quinzenal

Dados de Identificação:
Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles
Professora: Raimunda Nonata Barbosa de Lima
Disciplina: Ciências
Série: 6ª - Turmas: C, D, E, F, e G Turnos: Matutino e Vespertino
Carga Horária: 120 horas/aulas
Duração do plano: 06 horas/aulas

Plano de Aula
Eixo Temático: Terra, um planeta cheio de vida
Tema Gerador: O reino das moneras
Número de aulas: 06 horas/aulas.
Interdisciplinaridade: Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Artes. Temas Transversais (Saúde e Cidadania).

Conteúdos: Reino das moneras: as bactérias e as cianobactérias

 A estrutura celular no reino das moneras;
 As bactérias;
 Diferentes formas de bactérias;
 A nutrição das bactérias;
 Bactérias, ambiente e ser humano;
 Doenças humanas causadas por bactérias (Cólera, Monera, Meningite, Tuberculose, Tétano, Leptospirose, Coqueluche, Hanseníase, Sífilis e Gonorréia).

Competências:
 Através de pesquisas na internet, trabalho de campo, debates, palestrantes, etc. espero que os educandos conheçam as doenças causadas pelas bactérias bem como, as conseqüências que cada uma traz ao ser humano, como, seus contágios, suas prevenções, etc.

Habilidades:
 Diferenciar bactérias de vírus;
 Identificar as principais características dos vírus;
 Compreender que as bactérias são todos os seres vivos unicelulares e procariontes, isto é, sem núcleo organizado, individualizado por membrana;
 Conhecer as diferentes formas de bactérias (espirolo, coco, vibrião, bacilo);
 Tomar conhecimento das doenças causadas pelas bactérias;
 Entrevistar pessoas adultas a respeito das doenças supracitadas, para conhecerem as que já tiveram, e ao mesmo tempo, verificar se os entrevistados sabem diferenciar se as doenças que já contraíram foram causadas por bactérias ou vírus.


Situação Didática:
 Apresentar o conteúdo, fazer uma breve explanação de como será desenvolvido o mesmo;
 Iniciar o estudo do capítulo a partir da problematização: O que você sente ao saber que vive “cercado” por microorganismos, inclusive, como muitos deles habitando sua pele, sua boca, seu intestino, por exemplo?
 Roda de conversa a cerca da questão levantada (problematização);
 Leituras silenciosas e compartilhadas
 Estudo dirigido sugerido pelo capítulo;
 Acompanhar os alunos nas leituras e realização das atividades;
 Dividir a sala em 9 grupos, equivalente ao número dos temas, sendo de no máximo 5 alunos cada um;
 Fazer o sorteio dos seguintes temas: (Cólera, Monera, Meningite, Tuberculose, Tétano, Leptospirose, Coqueluche, Hanseníase, Sífilis e Gonorréia);
 Explicar passo a passo como deverão realizar os trabalhos de pesquisas e entrevistas (Os alunos terão que usar o uniforme ao realizar os trabalhos de campo, levar também o livro, a ficha de perguntas devidamente organizada, fazer a leitura, ou seja, explicar o objetivo da entrevista, bem como, das pesquisas nos PSFs, hospital ou Secretaria de Saúde);
 Agendar os recursos: data show, televisão e a internet (Laboratório de Informática);
 Os grupos deverão apresentar o trabalho de maneira atrativa, bem como, objetiva, utilizando os seguintes recursos: cartazes, álbum seriado, slides (em CD ou pendraive), vídeos produzidos na própria comunidade, durante as pesquisas, entrevistas, etc.
 Fazer exposição dos trabalhos no mural da escola;
 Convidar profissionais da saúde local para palestrar a respeito do assunto em estudo (Tipos de bactérias, doenças causadas por bactérias, formas de contágio, desenvolvimento, combate com o uso de
antibióticos, os germes, formas patogênicas).
 Irei fazer registros dos trabalhos em câmera digital e relatórios;

Material utilizado:
 Livros Didáticos, quadro branco, pincel, CD, DVD –, Televisão, computador (internet), cadernos, lápis, caneta, tripé, cartolinas, recurso humano, órgãos públicos (Saúde),
Avaliação:
 Acontecerá durante todo o processo da execução do plano, levando em consideração o desempenho na capacidade de descobertas, de analisar, comparar, criticar e interpretar fatos e situações;





“A investigação das doenças progrediu de tal forma que é quase impossível encontrar alguém totalmente saudável.”
Aldous Huxley - Escritor inglês

Fontes consultadas
 Referencial Curricular de Ciências
 Projeto Aribá: Ciências/obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna – Editor responsável – Cruz, José Luiz Carvalho da.
 BARROS, Carlos – Ciências, 6ª série
 http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/
 http://app.esac.ua.ac.be/public/index.php/pt_pt/double-edged-ribbon/bugs
 http://www.mundosites.net/biologia/bacterias.htm
 http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u24.jhtm

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Atividade do eproinfo

Veja o link

Conhecendo repositório de material digital/Avaliações de produtos multimídias

Produtos e Objetos do Portal do Professorraimundalimaativ3unid3

Para a realização da atividade supracitada, segui as orientações do cronograma, que por sinal veio recheado de sugestões de atividades que sendo levadas em consideração, utilizado os recursos, sem dúvida, teremos aulas atraentes e alunos comprometidos com sua aprendizagem.
Iniciei primeiramente fazendo uma reflexão do sit. que por sinal veio-me em boa hora, uma vez que estou inteiramente ligada no curso e-proinfo, tudo que vier de novidade só irá me trazer grandes benefícios, haja vista, que esse seu foi meu objetivo, fazer cursos que de fato viessem ao encontro de minhas necessidades, e tenho a plena certeza que minhas expectativas estão sendo contempladas.
O ambiente do Portal do Professor é muito interessante, dentre os vários objetos observados destaco a seguir uns dos de grandes relevâncias para o cotidiano escolar.
1- Espaço da aula: Gostei da sugestão de aula para trabalhar Tecnologia e sociedade Ciência do Ensino Fundamental nas séries finais. Tema: Globalização e as questões ambientais de Maria Cristina Soranço Miranda (Em anexo);
2- Cursos e materiais, onde encontramos o espaço: Estratégias pedagógicas que oferece subsídios ao trabalho pedagógico por intermédio de sugestões como, animação e imaginação utilizando recursos de animação. http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=621
3- Achei interessante porque permite novas formas de produção aos alunos, uma vez que, “criação de animação envolve a linguagem verbal e não-verbal, a lógica sequencial e a expressão visual do objeto a ser apresentado”. A seção Material pedagógico considerei também muito importante, pois disponibiliza coleções contendo dicas para trabalhar Língua Portuguesa, como, planos de aulas, materiais para campanhas e etc. Também no espaço
Também no espaço sala de aula, o ambiente sugestões de aulas, oferece várias sugestões de aulas sobre várias disciplinas e níveis de ensino e também permite que o professor registre suas aulas. Programas em vídeo é outra importante ferramente na busca por informações educacionais, pois proporciona uma variedade de vídeos com temas atuais e pertinentes ao trabalho em sala de aula.
Portanto só tenho a parabenizar o sit Portal do Professor pela riquíssima contribuição. A seguir segue links e anexos tanto com links quanto exemplo de sugestão de aula.
http://objetoseducacionais.mec.gov.br/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html











• Espaço da aula
o Sugestões de aula
o Criar aula
o Minhas aulas
o Orientações
• Jornal do Professor
o Editorial
o Notícias
o Espaço do Professor
o Seus Direitos
o Cultura
o Eventos
o Entrevista
o Fotos
• Recursos Educacionais
o Busca de Recursos Educacionais
• Cursos e Materiais
o Cursos
o Materiais de Estudo
 Assuntos relevantes
 Avaliações
 Ciência no Cotidiano
 Destaques Internacionais
 Dicas Práticas
 Educação Profissional e Tecnológica
 Entrevistas
 Estratégias pedagógicas
 Inovações Tecnológicas
 Materiais de Cursos
 Materiais de Eventos
 Material Pedagógico
 Orientações e Diretrizes
 Parâmetros e Referenciais
 Programas em vídeos
 Publicações
 TV Escola
 Tutoriais
• Interação e Colaboração
o Robô Ed
o Chat
o Fórum
o Blog
o Rádio/TVs Universitárias e outros
o Lista de Discussão
o Redes Sociais
o Junte-se a uma comunidade
o Compartilhe Vídeos
o Escrita Colaborativa
o Crie e Compartilhe Apresentações
o Edite e Compartilhe Fotos
o Organize e Compartilhe Favoritos
o Comunicação on-line
o Podcast
• Links
o Portais Educacionais e outros
o Produções de Professores
o Projetos de escolas
o Museus
o Bibliotecas
o Revistas
o Dicionários, Tradutores e Enciclopédias
o Softwares Educacionais
o Softwares de Edição e outros
o Recursos Digitais
o Rádio Escola
o Educação Inclusiva
o Projetos sociais e educacionais
o Inclusão Digital
o Geoprocessamento
o Capacitação ProInfo Integrado
o Sites de Busca
o Jornais
o Observatórios e Planetários
o Portais MEC
o Cultura
o Prêmio Professores do Brasil
o Jogos Educativos
o Organizações Governamentais
o Plataformas Educacionais
o Um Computador por Aluno



Globalização e as questões ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno deverá refletir sobre a Globalização, identificar e conhecer os principais problemas ambientais presentes no mundo atual. em grande parte decorrentes da Globalização.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceitos de Globalização, conhecer o mapa Mundi com seus países.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professor(a),inicialmente relembre com seus alunos os diferentes conceitos de Globalização para que em seguida associe-os às questões ambientais.Estruture sua aula em 4 momentos subseqüentes.
∙ As atividades propostas tem como objetivos específicos desenvolver nos alunos a capacidade de associar as questões ambientais ao mundo globalizado em que estamos vivendo,os lugares que vem sofrendo maiores impactos ambientais, e as possíveis soluções ou redução dos mesmos.
Atividade 1: Problematização
Professor(a), faça com seus alunos uma análise da Globalização caracterizada pelo aumento no fluxos de mercadorias, pessoas e capitais e a atual sociedade de consumo que vem alterando de maneira cada vez mais perigosa a Biosfera, pondo em risco a nossa própria existência. Para a sociedade moderna, a natureza passou a ter o papel de prover recursos.Parece ter se perdido a noção de que o ser humano é parte integrante da natureza e que dela depende sua sobrevivência.
Atividade 2 – Trabalhando com Mapas
Professo(a), apresente a seus alunos o mapa em anexo Livro: Levon, Boligian...[et.al.],A dinâmica do espaço global : o mundo desenvolvido:8º série- São Paulo: Atual,2002,pg. 51,
propondo-os que enumerem os principais problemas ambientais identificados no mesmo, associando-os às áreas de ocorrência consultando também o mapa Mundi - Geoatlas, Simielle,Maria Elena,editora Ática,São Paulo :2007.
Atividade 3: Propondo Soluções
Professor(a), informe a seus alunos que os problemas ambientais são de responsabilidade de todos os países e sociedades e que muitos Movimentos Ambientalistas –ONGs, tem surgido a fim de alertarem tanto sobre os riscos ambientais que ameaçam o planeta como a necessidade de se estabelecer uma forma de convivência mais harmônica com a natureza.
Proponha a seus alunos que formem grupos e que sugiram possíveis soluções, as questões ambientais mundiais. Apresente também a eles, o anúncio publicitário em anexo, da WWW, ONG que promove ações em defesa da natureza , solicitando-os que elaborem um texto mostrando a relação que nossa sociedade tem com a natureza representada no anúncio.
Atividade 4 – Apresentação de textos
Professor(a), solicite a cada grupo que apresente à turma suas sugestões e a análise do anúncio, registre as respostas no quadro. No final das apresentações sugira aos alunos virarem o anúncio de cabeça para baixo,percebendo como a relação se tornará diferente.
Recursos Complementares
NOME TIPO
Levon, Boligian...[et.al.],A dinâmica do espaço global : o mundo desenvolvido:8º série- São Paulo: Atual,2002,pg. 51 e 58.
Geoatlas, Simielle,Maria Elena,editora Ática,São Paulo :2007.
http://www.atica.com.br
Avaliação
Os alunos deverão participar ativamente das atividades 2, 3 e 4 desenvolvidas durante as aulas, com apresentação de suas respostas e avaliação das mesmas.
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