domingo, 12 de junho de 2011

A reprodução: O sistema genital masculino e feminino

Dados de Identificação:




Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles

Professora: Raimunda Nonata B. de Lima

Disciplina: Ciências

Ano: 8º - Turmas: “A, B e C” Turno: Matutino

Carga Horária: 120 horas

Duração do plano: 06/06/ à 20/06/2011



Plano de Aula Quinzenal



Eixo Temático: Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de auto cuidado, de respeito ao outro.



Número de aulas: 06



Interdisciplinaridade: Ciências e Artes

Conteúdos:

• A reprodução: O sistema genital masculino e feminino;

• Infertilidade



Habilidades e Competências:

• Diferenciar o sistema genital feminino e masculino;

• Buscar informações em outras fontes (jornais, revistas e internet);

• Fazer comparação entre o sistema genital feminino e masculino;

• Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elemento de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de auto cuidado, de auto-estima e de respeito ao próximo.




Metodologia:



• Iniciar a aula com uma problematização – 1- Em sua opinião, para que serve o sexo? (Fazer um painel com as respostas dos alunos);

• Fazer uma leitura compartilhada para o esclarecimento do assunto em debate;

• Valorizar o conhecimento prévio do aluno;

• Realizar leituras individuais e deleites;

• Comentar as ilustrações contidas no livro;

• Organizar a sala em circulo para debater o assunto trabalhado;

• Desenvolver estudos dirigidos;

• Para casa: pesquisas em diversas fontes, entre elas, a internet;

• Construção de um álbum seriado (Sortear os temas)

• Concluir o conteúdo com uma palestra dirigida por profissionais da saúde.



Material utilizado:

• Livros Didáticos, dicionários, Multmeios (internet), pincel, quadro branco, cartolinas, réguas, pincéis, lápis, tripé, recurso humano, etc.

• Álbum seriado (recurso da equipe da saúde)


Avaliação:

• Por intermédio da construção do álbum seriado;

• Da avaliação:

• 1- O que eu já sabia e agora entendo melhor.

• 2- O que eu não sabia e agora aprendi.

• 3- O que eu gostaria de saber/entender melhor.



Referências Bibliográficas:

BARROS, Carlos – Ciências / Carlos Barros, Wilson Roberto Paulino. – 4. Ed. – São Paulo : Ática, 2009. 8º ano. O corpo humano.

Obs.

Esse plano poderá ser estendido por mais uma semana (Dado seqência)


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Níveis de Organização do Corpo Humano (Tecidos, Órgãos e Sistemas))

PLANO DE AULA QUINZENAL


Dados de Identificação:


Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles

Professora: Raimunda Nonata B. de Lima

Disciplina: Ciências

Ano: 8º - Turmas: “A, B e C” Turno: Matutino

Carga Horária: 120 horas

Duração do plano: 23/05/ à 06/06/2011


Eixo Temático: Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de auto cuidado, de respeito ao outro.



Número de aulas: 06



Interdisciplinaridade: Ciências e Artes

Conteúdos:

• Níveis de Organização do Corpo Humano (Tecidos, Órgãos e Sistemas)



Habilidades e Competências:

• Compreender a formação do corpo humano;

• Diferenciar os tipos de tecidos;

• Conhecer os tecidos que se agrupam, formando um órgão;

• Perceber a associação dos órgãos que formam o sistema;

• Saber que pele e osso são órgãos e não tecidos;

Conhecer os cuidados que se deve ter com a pele e por quê?

Metodologia:



• Fazer uma explanação do conteúdo;

• Realizar uma leitura silenciosa;

• Problematização (Roda de conversa);

• Dividir a sala em 06 grupos (Dinâmica: contando de 1 a 6);

• Fazer o sorteio dos seguintes temas: 1- A divisão celular – Células Haploides e Diploides, 2- Células- tronco: esperança e cautela – 3- Níveis de organização do corpo humano - Tecido, 4- Órgãos, 5- Sistemas, 6- Pele e osso: tecidos ou órgãos?.

• Pesquisas em diferentes fontes, entre elas a internet

• Seminários – Exposição em cartazes;

• Relatório;

• Resumo (Fazer em casa, contendo capa e sobre capa).

Material utilizado:

• Livros Didáticos, dicionários, Multmeios (internet), pincel, quadro branco, cartolinas, réguas, pincéis, lápis, tripé, recurso humano, etc.

Avaliação:

• Através do seminário, levando em consideração a oralidade, escrita, estética do cartaz, e a postura do grupo (organização).

• Relatório com base nas apresentações;

• Resumo do capítulo.



Referências Bibliográficas:

BARROS, Carlos – Ciências / Carlos Barros, Wilson Roberto Paulino. – 4. Ed. – São Paulo : Ática, 2009. 8º ano. O corpo humano.

terça-feira, 7 de junho de 2011

A Reprodução - Plano de Aula

Dados de Identificação:

Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles

Professora: Raimunda Nonata B. de Lima

Disciplina: Ciências

Ano: 8º - Turmas: “A, B e C” Turno: Matutino

Carga Horária: 120 horas

Duração do plano: 06/06/ à 20/06/2011
Plano de Aula Quinzenal
Eixo Temático: Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de auto cuidado, de respeito ao outro.

Número de aulas: 06

Interdisciplinaridade: Ciências e Artes

Conteúdos:

• A reprodução: O sistema genital masculino e feminino;

• Infertilidade.

Habilidades e Competências:

• Diferenciar o sistema genital feminino e masculino;

• Buscar informações em outras fontes (jornais, revistas e internet);

• Fazer comparação entre o sistema genital feminino e masculino;

• Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elemento de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de auto cuidado, de auto-estima e de respeito ao próximo.

Metodologia:

• Iniciar a aula com uma problematização – 1- Em sua opinião, para que serve o sexo? (Fazer um painel com as respostas dos alunos);

• Fazer uma leitura compartilhada para o esclarecimento do assunto em debate;

• Valorizar o conhecimento prévio do aluno;

• Realizar leituras individuais e deleites;

• Comentar as ilustrações contidas no livro;

• Organizar a sala em circulo para debater o assunto trabalhado;

• Desenvolver estudos dirigidos;

• Para casa: pesquisas em diversas fontes, entre elas, a internet;

• Construção de um álbum seriado (Sortear os temas)

• Concluir o conteúdo com uma palestra dirigida por profissionais da saúde.

Material utilizado:

• Livros Didáticos, dicionários, Multmeios (internet), pincel, quadro branco, cartolinas, réguas, pincéis, lápis, tripé, recurso humano, etc.

• Álbum seriado (recurso da equipe da saúde).

Avaliação:

• Por intermédio da construção do álbum seriado;

• Da avaliação:

• 1- O que eu já sabia e agora entendo melhor.

• 2- O que eu não sabia e agora aprendi.

• 3- O que eu gostaria de saber/entender melhor.


Referências Bibliográficas:

BARROS, Carlos – Ciências / Carlos Barros, Wilson Roberto Paulino. – 4. Ed. – São Paulo : Ática, 2009. 8º ano. O corpo humano.
Powered By Blogger