sexta-feira, 10 de junho de 2011

Níveis de Organização do Corpo Humano (Tecidos, Órgãos e Sistemas))

PLANO DE AULA QUINZENAL


Dados de Identificação:


Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles

Professora: Raimunda Nonata B. de Lima

Disciplina: Ciências

Ano: 8º - Turmas: “A, B e C” Turno: Matutino

Carga Horária: 120 horas

Duração do plano: 23/05/ à 06/06/2011


Eixo Temático: Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, desenvolvendo a formação de hábitos de auto cuidado, de respeito ao outro.



Número de aulas: 06



Interdisciplinaridade: Ciências e Artes

Conteúdos:

• Níveis de Organização do Corpo Humano (Tecidos, Órgãos e Sistemas)



Habilidades e Competências:

• Compreender a formação do corpo humano;

• Diferenciar os tipos de tecidos;

• Conhecer os tecidos que se agrupam, formando um órgão;

• Perceber a associação dos órgãos que formam o sistema;

• Saber que pele e osso são órgãos e não tecidos;

Conhecer os cuidados que se deve ter com a pele e por quê?

Metodologia:



• Fazer uma explanação do conteúdo;

• Realizar uma leitura silenciosa;

• Problematização (Roda de conversa);

• Dividir a sala em 06 grupos (Dinâmica: contando de 1 a 6);

• Fazer o sorteio dos seguintes temas: 1- A divisão celular – Células Haploides e Diploides, 2- Células- tronco: esperança e cautela – 3- Níveis de organização do corpo humano - Tecido, 4- Órgãos, 5- Sistemas, 6- Pele e osso: tecidos ou órgãos?.

• Pesquisas em diferentes fontes, entre elas a internet

• Seminários – Exposição em cartazes;

• Relatório;

• Resumo (Fazer em casa, contendo capa e sobre capa).

Material utilizado:

• Livros Didáticos, dicionários, Multmeios (internet), pincel, quadro branco, cartolinas, réguas, pincéis, lápis, tripé, recurso humano, etc.

Avaliação:

• Através do seminário, levando em consideração a oralidade, escrita, estética do cartaz, e a postura do grupo (organização).

• Relatório com base nas apresentações;

• Resumo do capítulo.



Referências Bibliográficas:

BARROS, Carlos – Ciências / Carlos Barros, Wilson Roberto Paulino. – 4. Ed. – São Paulo : Ática, 2009. 8º ano. O corpo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário