sexta-feira, 23 de julho de 2010

No Laboratório de Informática























Alunos do 7º ano E

Pesquisando sobre a origem da vida

Dados de Identificação:

Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles
Professor: Raimunda Nonata Barbosa de Lima
Disciplina: Ciências
Série: 6ª - Turmas: C, D, E, F, e G Turnos: Matutino e Vespertino
Carga Horária: 120 horas/aulas
Duração do plano: 12 aulas - 03/05/ à 31/05/2010

Plano de Aula Quinzenal

Eixo Temático: Terra, um planeta cheio de vida

Número de aulas: 12 horas/aulas.


Conteúdos:
v O planeta Terra e a sua Biodiversidade;
v A origem da vida;
v A evolução dos seres vivos.

Interdisciplinaridade: Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Artes.

Habilidades:
v Através da leitura, compreender o surgimento dos carunchos (gorgulho do milho);
v Entender o porquê do aparecimento das lombrigas (vermes) no intestino humano;
v Formular hipóteses, fazer levantamento da origem de outras vidas, como, no interior das frutas, nos cestos de lixos, etc.;
v Realizar pesquisas e desenvolver seminários;
v Produzir relatórios, fotografar imagens de algo em decomposição e criar um vídeo.

Competências:
v A partir das leituras, pesquisas, registros fotográficos, compreender a história da origem da vida e sua evolução.

Situação Didática:
v Apresentar os conteúdos e fazer um breve comentário de cada um;
v Ter um momento de conversa a respeito da origem da vida biblicamente e cientificamente;
v Dividir os capítulos 3 e 4 em grupos, ou seja, fazer a divisão dos tópicos através de um sorteio.
v O capítulo 3 – A Origem da vida, será dividido em 8 grupos.
v Cada grupo irá fazer uma leitura do seu tópico e realizar pesquisas nos sites de buscas. Em seguida, irão organizar as informações em cartazes para a exposição em seminários;
v Pedir aos grupos que fotografem algo em decomposição, bem como frutas, legumes, etc. que justifique a existência de larvas.
v Os grupos irão juntar as imagens e formar um vídeo para ser apresentado ao término do plano em sala de aula.
v Debate acerca do vídeo;
v Estudo dirigido;
v Passar para o caderno os mapas de conceitos em estudo nos capítulos: 3 e 4.
Exposição no corredor (Na trilha de Ciências) dos trabalhos.

Material utilizado:
v Livros Didáticos, quadro negro, giz, cartolinas, computador (internet), cadernos, lápis, caneta, régua, cavalete, papel madeira, impressora, papel A4, câmera digital, DVD, CD, recurso humano.

Avaliação:
v Avaliar o domínio na leitura e na escrita, bem como, na oralidade ao expor o trabalho;
v O desempenho na capacidade de analisar; comparar, criticar e interpretar fatos e situações;
v Na interação.


Bibliografia:
v BARROS, Carlos – Ciências, 6ª série
v Projeto Aribá: Ciências/obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna – Editor responsável – Cruz, José Luiz Carvalho da.
v Referencial Curricular de 5ª a 8ª série.






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