sábado, 24 de julho de 2010

Plano de aula sobre o Corpo Humano













































































































Dados de Identificação:

Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles
Professora: Raimunda Nonata B. de Lima
Disciplina: Ciências
Série: 7ª - Turma: “A” Turno: Matutino
Carga Horária: 120 horas
Duração do plano: 03/05/ à 17/05/2010

Plano de Aula Quinzenal


Eixo Temático: Ser Humano e Saúde

Número de aulas: 06


Interdisciplinaridade: Ciências e Artes


Habilidades e Competências:
· Compreender a formação do corpo humano;
· Diferenciar os tipos de tecidos;
· Conhecer os tecidos que se agrupam, formando um órgão;
· Perceber a associação dos órgãos que formam o sistema.

Conteúdos:
Níveis de Organização do Corpo humano (Tecidos, Órgãos e Sistemas).

Metodologia:

Fazer uma explanação do conteúdo;
Apresentar aos alunos o esqueleto humano e o corpo humano;
Problematização (Roda de conversa);
Dividir a sala em 07 grupos;
Fazer o sorteio dos seguintes temas: 1- Níveis de organização do corpo humano, 2- Tecido epitelial, 3- Tecido conjuntivo, 4- Tecido muscular, 5- Tecido nervoso, 6- órgãos, 7- Sistemas;
Realizar leituras silenciosas e deleites;
Pesquisas em diferentes fontes, entre elas a internet (usar o laboratório da escola);
Apresentação em seminários;
Estudo dirigido;
Correção das 6 questões propostas no livro (Selecionarei 06 questões)

Material utilizado:
Livros Didáticos, dicionários, Revistas Ciências, Multmeios (internet), pincel, quadro branco, cartolinas, réguas, pincéis, lápis, tripé, recurso humano, etc.


Avaliação:
Através da participação, interação nos grupos, estudo dirigido, debates, exposição do seminário.
Avaliar a oralidade, a escrita e postura.


Referências Bibliográficas:
BARROS, Carlos e Wilson Paulino – Ciências, 7ª série, o Corpo Humano;
Referencial Curricular;
Site: GOOGLE

































































Um comentário:

Powered By Blogger