domingo, 10 de outubro de 2010

• A Importância das Cores dos Alimentos para a Prevenção de Doenças


Plano de Aula Quinzenal


Escola: Pedro de Castro Meireles

Professora: Raimunda Nonata

Disciplina: Ciências

Série: 7ª (8º ano) Turmas: “A”

Nº de aulas: 06 aulas

Duração do plano: 20/09 a 04/10/2010


Eixo Temático: Ser Humano e Saúde


Conteúdos:

• A Importância das Cores dos Alimentos para a Prevenção de Doenças;

• Pirâmide Alimentar

• De olho nos rótulos;

Habilidades:

• Despertar para os cuidados com a alimentação;

• Compreender a função da nutrição no nosso organismo através das cores dos alimentos;

• Relacionar os alimentos e as funções de cada um;

• Sensibilizar-se para as conseqüências das faltas de determinadas vitaminas no nosso corpo, bem como, o excesso das mesmas

Competências:

• Chamar atenção para os cuidados necessário e urgente na alimentação, a começar, ficando de olho nos rótulos dos alimentos, uma vez que o brasileiro cada vez mais se alimenta mal, motivos pelo qual, cresce demasiadamente as doenças cancerianas, bem como a obesidade, principalmente na adolescência.



Metodologia

• Problematização do conteúdo (Roda de conversa);

• Leituras deleites e individuais;

• Pedir aos alunos que levem rótulos de alimentos para serem estudados a tabela nutricional dos mesmos, bem como, explorar outras informações contida nos mesmos;

• Dividir a turma em 7 grupos, através da dinâmica da entregas de tarjetas com o nome das cores e juntar de acordo com as tarjetas pegas:

1) Alimentos arroxeados;

2) Alimentos verdes;

3) Alimentos vermelhos;

4) Alimentos amarelos;

5) Alimentos brancos;

6) Alimentos marrons;

7) Pirâmide alimentar.

• Entregar a cópia de um texto (em anexo) para ser lido e debatido na sala;

• Pesquisar na internet informações sobre os alimentos, suas cores e a função de cada alimento, que forem apresentarem nas suas respectivas cores;

• Produção de cartazes, slides, panfletos (tanto em sala de aula, quanto em casa);

• Em uma mesa grande fazer a exposição dos alimentos por cores;

• Seminário, apresentar através de cartazes, slides;

• Cada grupo irá escolher uma sala e fazer a entrega de seus panfletos;

• Convidar os coordenadores, gestor, entre outras pessoas, para assistirem;

• Registro fotográfico das apresentações.


Material Utilizado

• Livros Didáticos, quadro branco e pincel, caderno, canetas, lápis, papel sulfite, cartolina, suporte para cartazes, cola, grampeador, internet, impressora, data show, pen draive, material concreto (alimentos), panfletos produzidos pelos alunos, câmera fotográfica, cd, dvd e etc.

Avaliação:

• Será avaliado todo o processo da execução do plano (formação dos grupos, confecção dos materiais, e a exposição do produto final), trabalho esse que terá uma menção de 5 pontos que serão somados à nota para a obtenção da nota final do 3º bimestre



Referências Bibliográficas

Barros, Carlos, e Wilson Paulino - Editora Ática, 3 ª Edição, 2007, O Corpo Humano.

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=43&id_noticia=1616/noticia_interna.shtml

http://www.webciencia.com/11_16nutri.htm


ANEXOS:

Texto 1:

A importância das Cores dos Alimentos para a prevenção de doenças

Não é em vão que cada alimento possui uma cor, as cores variam do verde, passando pelo amarelo, até chegar ao roxo. Cada cor é responsável por uma propriedade e justamente por esta razão todos os alimentos, principalmente as verduras, legumes e frutas são indispensáveis para o nosso corpo.

Devemos ter uma alimentação bem colorida e variada para dar ao nosso corpo todos os nutrientes que ele precisa e garantir muitos benefícios que estes alimentos podem nos trazer. Confira.

Alimentos arroxeados - Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba, berinjela, repolho roxo possuem substâncias que:

• Ajudam a retardar o envelhecimento;

• Auxiliam no combate ao colesterol indesejável.

Alimentos Verdes: Os alimentos de cor verde (abacate, alface, brócolis, couve, chuchu, kiwi, limão, pepino, salsa, vagem e outros vegetais) contêm clorofila, ferro e vitamina A, que ajudam a:

• Prevenir o aparecimento de câncer;

• Auxiliar a defesa do organismo;

• Proteger contra anemia;

• Proteger o cabelo e a pele.

Alimentos Vermelhos: Alimentos vermelhos como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho, possuem duas substâncias chamadas de licopeno e antocianina que:

• Protegem o coração;

• Estimulam a circulação do sangue;

• Diminuem o risco de alguns tipos de câncer.

Alimentos Amarelos: Os alimentos de cor amarela ou alaranjada (mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, caqui, pêssego, damasco), possuem carotenóides, vitaminas A e C . Confira o que essas substâncias fazem:

• Ajudam a manter o sistema nervoso saudável;

• Auxiliam na resistência contra (diarréia, doenças respiratórias e sarampo);

• Previnem alguns tipos de câncer;

• Ajudam na visão e protegem o coração

Alimentos Brancos: Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque:

• Contribuem na formação e manutenção dos ossos;

• Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos.

• São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos Marrons: Os alimentos de coloração marrom (nozes, aveia, castanhas, cereais integrais como arroz, trigo e centeio) são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. Estes nutrientes possuem grande importância pois:

• Melhoram o funcionamento do intestino;

• Combatem a ansiedade e a depressão;

• Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

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Texto 2

Qual a importância da cor nos alimentos?

Amarela

Auxilia na manutenção dos tecidos e dos cabelos. Também são ótimas fontes de vitamina C, importante aliado do sistema imunológico. Alimentos de tonalidade alaranjada e amarela são oxidantes e atuam contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento, por exemplo. A cor vem da substância betacaroteno, que atua no metabolismo de gordura.

Laranja, mamão, melão, milho, pêssego, pimentão amarelo

Branca

A substância flavina dá a cor branca aos alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6, cálcio e fósforo. Auxiliam na renovação celular, protegem o sistema imunológico e ajudam na formação dos dentes e na elasticidade dos músculos.

Alho, arroz, banana, batata, couve-flor, cebola, feijão branco, mandioca, pêra, palmito


Marrom

Regulam o intestino, melhoram a flora intestinal, controlam o colesterol e o diabetes. Têm efeito contra a fadiga. São importantes fontes de fibras, selênio e vitamina E.


Amêndoa, amendoim, arroz integral, canela, castanha, feijão, pão integral, trigo

Preta ou roxa

A tonalidade azulada, preta ou roxa vem da antocianina, pigmento associado à vitamina B1, responsável pela transformação dos nutrientes em energia.

Alcachofra, ameixa, berinjela, feijão preto, figo, jabuticaba, repolho roxo, uva


Verde

Resultante da clorofila, os alimentos desta cor têm a capacidade de aumentar a energia das células e do nosso organismo.


Abobrinha, agrião, alface, almeirão, chuchu, couve, escarola, espinafre, kiwi, pimentão, pepino, rúcula


Vermelho

Previni estresse e funciona como antioxidante no controle dos radicais livres. A cor vem do licopeno geralmente associado à vitamina C.

Beterraba, goiaba, melancia, pimentão vermelho, tomate

Fonte(s):

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=43&id_noticia=1616/noticia_interna.shtml









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