quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Projeto: PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Escola: Professor Pedro de Castro Meireles


Disciplina: Interdisciplinar (Ciências, Língua Portuguesa, Geografia e Artes)


Idealizadora do Projeto: Professora Raimunda N. B de Lima


Professores Colaboradores: Cliciane, José Antonio, Leandro Vasconcelos


Público Alvo: 5ª, 6ª e 7ª Série.


Duração do Projeto: 2 meses (Outubro e Novembro)

TITULO: PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA


TEMA: RECEITAS

JUSTIFICATIVA:


 Sabe-se que as plantas são importantes para o ser humano. Com esta certeza achamos necessário despertar nos alunos a prática de utilização das plantas, como meio de cura de doenças, bem como identificar seu nome, origem, genealogia e ambiente de cultivo. Porém nos dias de hoje, nem todas as pessoas sabem utilizar as plantas para consumo próprio por falta de informação.




OBJETIVOS:

 Conhecer as plantas medicinais da Amazônia;


 Despertar amor e respeito pelas plantas;


 Saber as aplicabilidades das plantas em nossa região (Norte);


 Interessar-se pelo conhecimento das plantas, sementes, raízes, folhas, caules e etc.;


 Permitir que a experiência seja compartilhada, buscando melhorar a qualidade de vida, preservando a saúde.


SITUAÇÃO DIDÁTICA:


 Fazer uma apresentação do projeto (data show);


 Problematizar o assunto (Oral);


 Conversa com os alunos sobre plantas com qualidades curativas;


 Pesquisa dos alunos com os familiares sobre as plantas medicinais que conhecem;


 Produção textual a respeito do conhecimento sobre plantas medicinais;


 Realizar pesquisas no Laboratório de Informática a sobre o conteúdo;


 Dividir os alunos em grupos, designando os nomes das plantas medicinais e uso para dores ou cura de doenças especificas;


 Fazer anotações de nomes populares das plantas, seu uso, nomes científicos, modo de usar (posologia) e alguma observação adicional sobre o vegetal.


 Confecção de painéis, cartazes, faixas, destacando a importância das plantas medicinais da Amazônia;


 Os alunos realizarão por intermédio de seminários apresentação das descobertas feitas através das consultas.


 Realizar pesquisas diversas e montar um pequeno livro sobre plantas medicinais.


 A turma fará uma coleta de plantas na comunidade, identificando os vegetais e procedendo á secagem, que pode ser feita com as plantas espalhadas sobre jornais, á sombra, com ventilação, ou no sistema de varal na própria sala de aula. Quando as plantas estiverem quebradiças devem ser acondicionadas em vidros com tampa e rótulo contendo; nome das plantas, para que serve, modo de usá-la e data de secagem. Estará pronta a farmácia da escola para ser usada por todos.


 Confeccionar um painel para a divulgação de receitas de remédios caseiros (Destacar as principais plantas (ervas) medicinais).


 Dia do chá; os alunos deverão preparar diferentes chás para serem saboreados.


 A turma realizará o reconhecimento das plantas pelo cheiro (Uma mine gincana, ganhará a equipe que reconhecer mais cheiros).


 Com a ajuda do professor, da família, etc. preparar com a turma receitas de:


 ALCOLATURA: colocar o vegetal em contato com o álcool etílico para uso externo, em fricções, exemplo: gengibre, e catinga de mulata.


 XAROPES: adicionar para cada litro de chá preparada, meio quilo de mel ou açúcar, deixando no fogo ate engrossar... Exemplo: agrião, copaíba, malvarisco e jatobá.


 COMPRESSAS: umedecer a gaze em chá bem forte e colocá-la em ferimentos;


 CATAPLASMA: aplicar ervas frescas sobre os ferimentos;


 Registros fotográficos dos trabalhos.


PRODUÇAO FINAL:

 Elaborar um livro de plantas medicinais juntamente com os remédios caseiros. Este livro pode ser elaborado em um editor de texto ou manuscrito, todo o material elaborado nas atividades pode ser utilizado na construção do livro.


 Realizar uma feira no espaço livre da escola para a exposição do material produzido, a fim de compartilhar as experiências.


 Escolher um bairro para serem entregues mudas de plantas medicinais adquiridas nas turmas ao longo do projeto, bem como, os remédios caseiros.

REFERENCIAL TEÓRICO:


 Expressão escrita e leitura


 Ortografia e construção de texto


 Experiências e observações; poesias; historias; etiquetas; listas linguagem oral; receitas; desenho livre; recorte e colagem; confecção de painéis; técnicas para a secagem de folhas.


RESULTADO ESPERADO:


 Que os educandos possam reconhecer o tipo de plantas medicinais, tanto as folhas, frutos caule e raízes, como pode incidir no tratamento de doenças e que toda planta medicinal tem no mínimo um princípio ativo que é a substancia responsável pelo efeito curativo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


 De Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto Dia –a- Dia do professor . Editora Fapi industria gráfica LTDA.


 http://www.plantas medicinais,br,com/page/2


 http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=MALVARISCO&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=


http://www.essencialsites.com.br/POD%20ERVAS.htm





Dados de Identificação:



Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles


Professora: Raimunda Nonata Barbosa de Lima


Disciplina: Ciências


Série: 6ª - Turmas: C, D, E, F, e G Turnos: Matutino e Vespertino


Carga Horária: 120 horas/aulas


Duração do plano: 06 horas/aulas - 25/10 à 08/11/2010

Plano de Aula Quinzenal


Eixo Temático: Terra, um planeta cheio de vida


Tema Gerador: O Reino das Plantas – Projeto: Plantas Medicinais da Amazônia


Número de aulas: 06 horas/aulas.


Interdisciplinaridade: Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Artes. Temas Transversais (Saúde e Cidadania).


Conteúdos:


• Quais as plantas medicinais que conheço?


• Qual a importância das plantas medicinais?


• Como utilizá-las de maneira adequada?


• O Reino das Plantas – Algas pluricelulares e briófitas


Competências:


• Através da conversa com a professora, com seus familiares, o estudo dos livros didáticos, pesquisas na internet, trabalho de campo e etc. espero que os educandos se interessem para a sabedoria do uso das plantas medicinais, bem como, suas advertências.

Habilidades:


• Despertar o interesse pelo conhecimento das plantas;


• Reconhecer a importância das plantas medicinais;


• Conhecer através de pesquisas, conversas com pessoas mais idosas as plantas medicinais da Amazônia e suas utilidades.

Situação Didática:


• Apresentar o projeto para os alunos (Fazer a leitura do mesmo);


• Uma roda de conversa acerca do Projeto, (como serão avaliados);


• Reforçar aos alunos sobre as preparações para as mudas das plantas;


• Relacionar no caderno as plantas medicinais que os mesmos conhecem;


• Estudar no livro o capítulo 10 – Algas pluricelulares e briófitas – Leitura silenciosa, debate, estudo dirigido e correções coletivas;


• Pesquisar na internet sobre as plantas medicinais supracitadas;


• Apresentar aos alunos vídeos que expressem a sabedoria dos antigos ao uso das plantas como fonte única na cura das doenças na Amazônia.

Material utilizado:


• Livros Didáticos, quadro branco, pincel, CD, DVD –, Televisão, computador (internet), cadernos, lápis, recurso humano, data show.


Avaliação:


• De forma reflexiva acontecerá durante todo o processo da execução do plano, levando em consideração o desempenho na capacidade de descobertas, de analisar, comparar, criticar e interpretar fatos e situações. Na medida em que eu for percebendo as dificuldades, tanto minha, quanto dos alunos, irei melhorando a metodologia para um melhor resultado.



Fontes consultadas


• Referencial Curricular de Ciências


• Projeto Aribá: Ciências/obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna – Editor responsável – Cruz, José Luiz Carvalho da.


• BARROS, Carlos – Ciências, 6ª série


• http://sites.google.com/site/plantasmedicinaisdaamazonia/


• http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A15ecologia1.htm


http://www.google.com.br/images

"Se saúde é o perfeito equilíbrio do corpo, essa máquina versátil que abriga nosso espírito, mantê-lo saudável é ingerir todos os componentes que ele precisa para um perfeito funcionamento. Para tanto devemos observar a natureza e seus diversos elementos.”


http://sites.google.com/site/plantasmedicinaisdaamazonia/



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