DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Professor Pedro de Castro Meireles
Disciplina: Interdisciplinar (Ciências, Língua Portuguesa, Geografia e Artes)
Idealizadora do Projeto: Professora Raimunda N. B de Lima
Professores Colaboradores: Cliciane, José Antonio, Leandro Vasconcelos
Público Alvo: 5ª, 6ª e 7ª Série.
Duração do Projeto: 2 meses (Outubro e Novembro)
TITULO: PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA
TEMA: RECEITAS
JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que as plantas são importantes para o ser humano. Com esta certeza achamos necessário despertar nos alunos a prática de utilização das plantas, como meio de cura de doenças, bem como identificar seu nome, origem, genealogia e ambiente de cultivo. Porém nos dias de hoje, nem todas as pessoas sabem utilizar as plantas para consumo próprio por falta de informação.
OBJETIVOS:
Conhecer as plantas medicinais da Amazônia;
Despertar amor e respeito pelas plantas;
Saber as aplicabilidades das plantas em nossa região (Norte);
Interessar-se pelo conhecimento das plantas, sementes, raízes, folhas, caules e etc.;
Permitir que a experiência seja compartilhada, buscando melhorar a qualidade de vida, preservando a saúde.
SITUAÇÃO DIDÁTICA:
Fazer uma apresentação do projeto (data show);
Problematizar o assunto (Oral);
Conversa com os alunos sobre plantas com qualidades curativas;
Pesquisa dos alunos com os familiares sobre as plantas medicinais que conhecem;
Produção textual a respeito do conhecimento sobre plantas medicinais;
Realizar pesquisas no Laboratório de Informática a sobre o conteúdo;
Dividir os alunos em grupos, designando os nomes das plantas medicinais e uso para dores ou cura de doenças especificas;
Fazer anotações de nomes populares das plantas, seu uso, nomes científicos, modo de usar (posologia) e alguma observação adicional sobre o vegetal.
Confecção de painéis, cartazes, faixas, destacando a importância das plantas medicinais da Amazônia;
Os alunos realizarão por intermédio de seminários apresentação das descobertas feitas através das consultas.
Realizar pesquisas diversas e montar um pequeno livro sobre plantas medicinais.
A turma fará uma coleta de plantas na comunidade, identificando os vegetais e procedendo á secagem, que pode ser feita com as plantas espalhadas sobre jornais, á sombra, com ventilação, ou no sistema de varal na própria sala de aula. Quando as plantas estiverem quebradiças devem ser acondicionadas em vidros com tampa e rótulo contendo; nome das plantas, para que serve, modo de usá-la e data de secagem. Estará pronta a farmácia da escola para ser usada por todos.
Confeccionar um painel para a divulgação de receitas de remédios caseiros (Destacar as principais plantas (ervas) medicinais).
Dia do chá; os alunos deverão preparar diferentes chás para serem saboreados.
A turma realizará o reconhecimento das plantas pelo cheiro (Uma mine gincana, ganhará a equipe que reconhecer mais cheiros).
Com a ajuda do professor, da família, etc. preparar com a turma receitas de:
ALCOLATURA: colocar o vegetal em contato com o álcool etílico para uso externo, em fricções, exemplo: gengibre, e catinga de mulata.
XAROPES: adicionar para cada litro de chá preparada, meio quilo de mel ou açúcar, deixando no fogo ate engrossar... Exemplo: agrião, copaíba, malvarisco e jatobá.
COMPRESSAS: umedecer a gaze em chá bem forte e colocá-la em ferimentos;
CATAPLASMA: aplicar ervas frescas sobre os ferimentos;
Registros fotográficos dos trabalhos.
PRODUÇAO FINAL:
Elaborar um livro de plantas medicinais juntamente com os remédios caseiros. Este livro pode ser elaborado em um editor de texto ou manuscrito, todo o material elaborado nas atividades pode ser utilizado na construção do livro.
Realizar uma feira no espaço livre da escola para a exposição do material produzido, a fim de compartilhar as experiências.
Escolher um bairro para serem entregues mudas de plantas medicinais adquiridas nas turmas ao longo do projeto, bem como, os remédios caseiros.
REFERENCIAL TEÓRICO:
Expressão escrita e leitura
Ortografia e construção de texto
Experiências e observações; poesias; historias; etiquetas; listas linguagem oral; receitas; desenho livre; recorte e colagem; confecção de painéis; técnicas para a secagem de folhas.
RESULTADO ESPERADO:
Que os educandos possam reconhecer o tipo de plantas medicinais, tanto as folhas, frutos caule e raízes, como pode incidir no tratamento de doenças e que toda planta medicinal tem no mínimo um princípio ativo que é a substancia responsável pelo efeito curativo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
De Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto Dia –a- Dia do professor . Editora Fapi industria gráfica LTDA.
http://www.plantas medicinais,br,com/page/2
http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=MALVARISCO&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
http://www.essencialsites.com.br/POD%20ERVAS.htm
Dados de Identificação:
Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles
Professora: Raimunda Nonata Barbosa de Lima
Disciplina: Ciências
Série: 6ª - Turmas: C, D, E, F, e G Turnos: Matutino e Vespertino
Carga Horária: 120 horas/aulas
Duração do plano: 06 horas/aulas - 25/10 à 08/11/2010
Plano de Aula Quinzenal
Eixo Temático: Terra, um planeta cheio de vida
Tema Gerador: O Reino das Plantas – Projeto: Plantas Medicinais da Amazônia
Número de aulas: 06 horas/aulas.
Interdisciplinaridade: Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Artes. Temas Transversais (Saúde e Cidadania).
Conteúdos:
• Quais as plantas medicinais que conheço?
• Qual a importância das plantas medicinais?
• Como utilizá-las de maneira adequada?
• O Reino das Plantas – Algas pluricelulares e briófitas
Competências:
• Através da conversa com a professora, com seus familiares, o estudo dos livros didáticos, pesquisas na internet, trabalho de campo e etc. espero que os educandos se interessem para a sabedoria do uso das plantas medicinais, bem como, suas advertências.
Habilidades:
• Despertar o interesse pelo conhecimento das plantas;
• Reconhecer a importância das plantas medicinais;
• Conhecer através de pesquisas, conversas com pessoas mais idosas as plantas medicinais da Amazônia e suas utilidades.
Situação Didática:
• Apresentar o projeto para os alunos (Fazer a leitura do mesmo);
• Uma roda de conversa acerca do Projeto, (como serão avaliados);
• Reforçar aos alunos sobre as preparações para as mudas das plantas;
• Relacionar no caderno as plantas medicinais que os mesmos conhecem;
• Estudar no livro o capítulo 10 – Algas pluricelulares e briófitas – Leitura silenciosa, debate, estudo dirigido e correções coletivas;
• Pesquisar na internet sobre as plantas medicinais supracitadas;
• Apresentar aos alunos vídeos que expressem a sabedoria dos antigos ao uso das plantas como fonte única na cura das doenças na Amazônia.
Material utilizado:
• Livros Didáticos, quadro branco, pincel, CD, DVD –, Televisão, computador (internet), cadernos, lápis, recurso humano, data show.
Avaliação:
• De forma reflexiva acontecerá durante todo o processo da execução do plano, levando em consideração o desempenho na capacidade de descobertas, de analisar, comparar, criticar e interpretar fatos e situações. Na medida em que eu for percebendo as dificuldades, tanto minha, quanto dos alunos, irei melhorando a metodologia para um melhor resultado.
Fontes consultadas
• Referencial Curricular de Ciências
• Projeto Aribá: Ciências/obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna – Editor responsável – Cruz, José Luiz Carvalho da.
• BARROS, Carlos – Ciências, 6ª série
• http://sites.google.com/site/plantasmedicinaisdaamazonia/
• http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A15ecologia1.htm
• http://www.google.com.br/images
"Se saúde é o perfeito equilíbrio do corpo, essa máquina versátil que abriga nosso espírito, mantê-lo saudável é ingerir todos os componentes que ele precisa para um perfeito funcionamento. Para tanto devemos observar a natureza e seus diversos elementos.”
http://sites.google.com/site/plantasmedicinaisdaamazonia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário