segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Conhecendo repositório de material digital/Avaliações de produtos multimídias

Produtos e Objetos do Portal do Professorraimundalimaativ3unid3

Para a realização da atividade supracitada, segui as orientações do cronograma, que por sinal veio recheado de sugestões de atividades que sendo levadas em consideração, utilizado os recursos, sem dúvida, teremos aulas atraentes e alunos comprometidos com sua aprendizagem.
Iniciei primeiramente fazendo uma reflexão do sit. que por sinal veio-me em boa hora, uma vez que estou inteiramente ligada no curso e-proinfo, tudo que vier de novidade só irá me trazer grandes benefícios, haja vista, que esse seu foi meu objetivo, fazer cursos que de fato viessem ao encontro de minhas necessidades, e tenho a plena certeza que minhas expectativas estão sendo contempladas.
O ambiente do Portal do Professor é muito interessante, dentre os vários objetos observados destaco a seguir uns dos de grandes relevâncias para o cotidiano escolar.
1- Espaço da aula: Gostei da sugestão de aula para trabalhar Tecnologia e sociedade Ciência do Ensino Fundamental nas séries finais. Tema: Globalização e as questões ambientais de Maria Cristina Soranço Miranda (Em anexo);
2- Cursos e materiais, onde encontramos o espaço: Estratégias pedagógicas que oferece subsídios ao trabalho pedagógico por intermédio de sugestões como, animação e imaginação utilizando recursos de animação. http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=621
3- Achei interessante porque permite novas formas de produção aos alunos, uma vez que, “criação de animação envolve a linguagem verbal e não-verbal, a lógica sequencial e a expressão visual do objeto a ser apresentado”. A seção Material pedagógico considerei também muito importante, pois disponibiliza coleções contendo dicas para trabalhar Língua Portuguesa, como, planos de aulas, materiais para campanhas e etc. Também no espaço
Também no espaço sala de aula, o ambiente sugestões de aulas, oferece várias sugestões de aulas sobre várias disciplinas e níveis de ensino e também permite que o professor registre suas aulas. Programas em vídeo é outra importante ferramente na busca por informações educacionais, pois proporciona uma variedade de vídeos com temas atuais e pertinentes ao trabalho em sala de aula.
Portanto só tenho a parabenizar o sit Portal do Professor pela riquíssima contribuição. A seguir segue links e anexos tanto com links quanto exemplo de sugestão de aula.
http://objetoseducacionais.mec.gov.br/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html











• Espaço da aula
o Sugestões de aula
o Criar aula
o Minhas aulas
o Orientações
• Jornal do Professor
o Editorial
o Notícias
o Espaço do Professor
o Seus Direitos
o Cultura
o Eventos
o Entrevista
o Fotos
• Recursos Educacionais
o Busca de Recursos Educacionais
• Cursos e Materiais
o Cursos
o Materiais de Estudo
 Assuntos relevantes
 Avaliações
 Ciência no Cotidiano
 Destaques Internacionais
 Dicas Práticas
 Educação Profissional e Tecnológica
 Entrevistas
 Estratégias pedagógicas
 Inovações Tecnológicas
 Materiais de Cursos
 Materiais de Eventos
 Material Pedagógico
 Orientações e Diretrizes
 Parâmetros e Referenciais
 Programas em vídeos
 Publicações
 TV Escola
 Tutoriais
• Interação e Colaboração
o Robô Ed
o Chat
o Fórum
o Blog
o Rádio/TVs Universitárias e outros
o Lista de Discussão
o Redes Sociais
o Junte-se a uma comunidade
o Compartilhe Vídeos
o Escrita Colaborativa
o Crie e Compartilhe Apresentações
o Edite e Compartilhe Fotos
o Organize e Compartilhe Favoritos
o Comunicação on-line
o Podcast
• Links
o Portais Educacionais e outros
o Produções de Professores
o Projetos de escolas
o Museus
o Bibliotecas
o Revistas
o Dicionários, Tradutores e Enciclopédias
o Softwares Educacionais
o Softwares de Edição e outros
o Recursos Digitais
o Rádio Escola
o Educação Inclusiva
o Projetos sociais e educacionais
o Inclusão Digital
o Geoprocessamento
o Capacitação ProInfo Integrado
o Sites de Busca
o Jornais
o Observatórios e Planetários
o Portais MEC
o Cultura
o Prêmio Professores do Brasil
o Jogos Educativos
o Organizações Governamentais
o Plataformas Educacionais
o Um Computador por Aluno



Globalização e as questões ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno deverá refletir sobre a Globalização, identificar e conhecer os principais problemas ambientais presentes no mundo atual. em grande parte decorrentes da Globalização.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conceitos de Globalização, conhecer o mapa Mundi com seus países.
Estratégias e recursos da aula
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professor(a),inicialmente relembre com seus alunos os diferentes conceitos de Globalização para que em seguida associe-os às questões ambientais.Estruture sua aula em 4 momentos subseqüentes.
∙ As atividades propostas tem como objetivos específicos desenvolver nos alunos a capacidade de associar as questões ambientais ao mundo globalizado em que estamos vivendo,os lugares que vem sofrendo maiores impactos ambientais, e as possíveis soluções ou redução dos mesmos.
Atividade 1: Problematização
Professor(a), faça com seus alunos uma análise da Globalização caracterizada pelo aumento no fluxos de mercadorias, pessoas e capitais e a atual sociedade de consumo que vem alterando de maneira cada vez mais perigosa a Biosfera, pondo em risco a nossa própria existência. Para a sociedade moderna, a natureza passou a ter o papel de prover recursos.Parece ter se perdido a noção de que o ser humano é parte integrante da natureza e que dela depende sua sobrevivência.
Atividade 2 – Trabalhando com Mapas
Professo(a), apresente a seus alunos o mapa em anexo Livro: Levon, Boligian...[et.al.],A dinâmica do espaço global : o mundo desenvolvido:8º série- São Paulo: Atual,2002,pg. 51,
propondo-os que enumerem os principais problemas ambientais identificados no mesmo, associando-os às áreas de ocorrência consultando também o mapa Mundi - Geoatlas, Simielle,Maria Elena,editora Ática,São Paulo :2007.
Atividade 3: Propondo Soluções
Professor(a), informe a seus alunos que os problemas ambientais são de responsabilidade de todos os países e sociedades e que muitos Movimentos Ambientalistas –ONGs, tem surgido a fim de alertarem tanto sobre os riscos ambientais que ameaçam o planeta como a necessidade de se estabelecer uma forma de convivência mais harmônica com a natureza.
Proponha a seus alunos que formem grupos e que sugiram possíveis soluções, as questões ambientais mundiais. Apresente também a eles, o anúncio publicitário em anexo, da WWW, ONG que promove ações em defesa da natureza , solicitando-os que elaborem um texto mostrando a relação que nossa sociedade tem com a natureza representada no anúncio.
Atividade 4 – Apresentação de textos
Professor(a), solicite a cada grupo que apresente à turma suas sugestões e a análise do anúncio, registre as respostas no quadro. No final das apresentações sugira aos alunos virarem o anúncio de cabeça para baixo,percebendo como a relação se tornará diferente.
Recursos Complementares
NOME TIPO
Levon, Boligian...[et.al.],A dinâmica do espaço global : o mundo desenvolvido:8º série- São Paulo: Atual,2002,pg. 51 e 58.
Geoatlas, Simielle,Maria Elena,editora Ática,São Paulo :2007.
http://www.atica.com.br
Avaliação
Os alunos deverão participar ativamente das atividades 2, 3 e 4 desenvolvidas durante as aulas, com apresentação de suas respostas e avaliação das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário