quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ser humano e saúde - Genética - Plano de Aula

Dados de Identificação:
Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles
Professor: Raimunda Nonata Barbosa de Lima
Área de estudo: Ciências
Clientela alvo:8º A (7ª A) Turma: A.
Duração: 26/07 a 09/08/2010

Plano de Aula Quinzenal

Eixo Temático: Ser humano e saúde - Genética
Número de aulas: 06
Interdisciplinaridade: Temas Transversais – História, Geografia, Língua Portuguesa e Arte

Conteúdos: A vida continua
O SER HUMANO: EVOLUÇÃO E ESTRUTURA
As origens da genética;
A transmissão das características hereditárias;
Os cromossomos sexuais;
A hereditariedade e o meio ambiente;
Clone: cópias idênticas – Clonagem: aplicações diversas.
O ser humano no reino animal
O desenvolvimento do cérebro
A comunicação humana

Objetivo Geral
Incentivar para a compreensão do corpo humano como um todo integrado pelas dimensões orgânicas, valorizando os conceitos genéticos, a biotecnologia e valorizando a saúde como um bem que pode ser preservado.

Objetivos Específicos:
Pesquisar sobre genética nos mais variados veículos de informações;
Conhecer e diferenciar os tipos e as estruturas da célula;
Interessar pelo conhecimento do corpo, tanto fora quanto por dentro;
Refletir acerca da exposição ou não dos rótulos nos alimentos transgênicos;
Contornar no papel madeira o corpo de um colega masculino e feminino, em seguida, caracterizar com os órgãos que os diferem.



Situação Didática:
Leitura do texto (Pela professora); Boas medidas – Gordinho? Barrigudinho? Pescoçudinho? Cuidado!!
Roda de conversa acerca da leitura;
Apresentação dos conteúdos;
Problematizar – O que você sabe sobre clone e produtos geneticamente modificados?
Pedir aos alunos que façam uma leitura silenciosa na página 73 – As origens da genética e responda a seguinte questão: De acordo com a ciência moderna, o que seriam esses “fatores” considerados por Mendel como os responsáveis por certas características das ervilhas pesquisadas?
Tecer comentário acerca do experimento de Mendel;
Leitura compartilhada e debate em equipe do restante do capítulo;
Formular questões a serem pesquisadas na internet na medida em que forem lendo e debatendo, irei tirando palavras chaves a serem pesquisadas;
Trabalhar as atividades sugeridas no livro;
Trabalho em grupo, dividir a sala em dois grupos: meninos e meninas, entregar para eles 4 papeis madeiras para cada grupo, os mesmos deverão colar formando um só , em seguida precisarão escolher entre si um colega que irá deitar no papel para que seja contornado por outro colega, logo após, o grupo deverá caracterizar o contorno desenhando os órgãos genitais, de acordo com o grupo;
Comentar sobre a atividade, assim como, os sentimentos, sensações e curiosidade ao executarem a atividade (criação do personagem);
Correção coletiva das atividades.
Palestra com técnico da SEATER/ SEAPROF (Pingo) abordar o tema enxerto (laranja c/ limão e etc.;




Material utilizado:
Textos retirados da internet, livros didáticos, dicionários, pincel, quadro branco, caderno, papel madeira, pincel atômico, tesoura, cola, laboratório de informática, impressora, recurso humano e etc.


Avaliação:
A avaliação, como parte constitutiva da prática educativa, é realizada de forma contínua, durante as aulas, supondo diferentes momentos de avaliação.
Participação nas atividades;
Apresentação dos trabalhos;
Correção das atividades;
Avaliação escrita;

Fontes:
BARROS, Carlos e Wilson Paulino, Ciências, o Corpo Humano 7ª série.
Referencial Curricular
Pesquisas no Google:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gen%C3%A9tica_mendeliana
http://www.infoescola.com/genetica-humana/
http://www.allaboutpopularissues.org/portuguese/engenharia-genetica-humana.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/genetica.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/clonagem.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/ovelha-dolly.htm

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