quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Reino das moneras: as bactérias e as cianobactérias - Plano de Aula Quinzenal

Dados de Identificação:
Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles
Professora: Raimunda Nonata Barbosa de Lima
Disciplina: Ciências
Série: 6ª - Turmas: C, D, E, F, e G Turnos: Matutino e Vespertino
Carga Horária: 120 horas/aulas
Duração do plano: 06 horas/aulas

Plano de Aula
Eixo Temático: Terra, um planeta cheio de vida
Tema Gerador: O reino das moneras
Número de aulas: 06 horas/aulas.
Interdisciplinaridade: Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Artes. Temas Transversais (Saúde e Cidadania).

Conteúdos: Reino das moneras: as bactérias e as cianobactérias

 A estrutura celular no reino das moneras;
 As bactérias;
 Diferentes formas de bactérias;
 A nutrição das bactérias;
 Bactérias, ambiente e ser humano;
 Doenças humanas causadas por bactérias (Cólera, Monera, Meningite, Tuberculose, Tétano, Leptospirose, Coqueluche, Hanseníase, Sífilis e Gonorréia).

Competências:
 Através de pesquisas na internet, trabalho de campo, debates, palestrantes, etc. espero que os educandos conheçam as doenças causadas pelas bactérias bem como, as conseqüências que cada uma traz ao ser humano, como, seus contágios, suas prevenções, etc.

Habilidades:
 Diferenciar bactérias de vírus;
 Identificar as principais características dos vírus;
 Compreender que as bactérias são todos os seres vivos unicelulares e procariontes, isto é, sem núcleo organizado, individualizado por membrana;
 Conhecer as diferentes formas de bactérias (espirolo, coco, vibrião, bacilo);
 Tomar conhecimento das doenças causadas pelas bactérias;
 Entrevistar pessoas adultas a respeito das doenças supracitadas, para conhecerem as que já tiveram, e ao mesmo tempo, verificar se os entrevistados sabem diferenciar se as doenças que já contraíram foram causadas por bactérias ou vírus.


Situação Didática:
 Apresentar o conteúdo, fazer uma breve explanação de como será desenvolvido o mesmo;
 Iniciar o estudo do capítulo a partir da problematização: O que você sente ao saber que vive “cercado” por microorganismos, inclusive, como muitos deles habitando sua pele, sua boca, seu intestino, por exemplo?
 Roda de conversa a cerca da questão levantada (problematização);
 Leituras silenciosas e compartilhadas
 Estudo dirigido sugerido pelo capítulo;
 Acompanhar os alunos nas leituras e realização das atividades;
 Dividir a sala em 9 grupos, equivalente ao número dos temas, sendo de no máximo 5 alunos cada um;
 Fazer o sorteio dos seguintes temas: (Cólera, Monera, Meningite, Tuberculose, Tétano, Leptospirose, Coqueluche, Hanseníase, Sífilis e Gonorréia);
 Explicar passo a passo como deverão realizar os trabalhos de pesquisas e entrevistas (Os alunos terão que usar o uniforme ao realizar os trabalhos de campo, levar também o livro, a ficha de perguntas devidamente organizada, fazer a leitura, ou seja, explicar o objetivo da entrevista, bem como, das pesquisas nos PSFs, hospital ou Secretaria de Saúde);
 Agendar os recursos: data show, televisão e a internet (Laboratório de Informática);
 Os grupos deverão apresentar o trabalho de maneira atrativa, bem como, objetiva, utilizando os seguintes recursos: cartazes, álbum seriado, slides (em CD ou pendraive), vídeos produzidos na própria comunidade, durante as pesquisas, entrevistas, etc.
 Fazer exposição dos trabalhos no mural da escola;
 Convidar profissionais da saúde local para palestrar a respeito do assunto em estudo (Tipos de bactérias, doenças causadas por bactérias, formas de contágio, desenvolvimento, combate com o uso de
antibióticos, os germes, formas patogênicas).
 Irei fazer registros dos trabalhos em câmera digital e relatórios;

Material utilizado:
 Livros Didáticos, quadro branco, pincel, CD, DVD –, Televisão, computador (internet), cadernos, lápis, caneta, tripé, cartolinas, recurso humano, órgãos públicos (Saúde),
Avaliação:
 Acontecerá durante todo o processo da execução do plano, levando em consideração o desempenho na capacidade de descobertas, de analisar, comparar, criticar e interpretar fatos e situações;





“A investigação das doenças progrediu de tal forma que é quase impossível encontrar alguém totalmente saudável.”
Aldous Huxley - Escritor inglês

Fontes consultadas
 Referencial Curricular de Ciências
 Projeto Aribá: Ciências/obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna – Editor responsável – Cruz, José Luiz Carvalho da.
 BARROS, Carlos – Ciências, 6ª série
 http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/bacterias/
 http://app.esac.ua.ac.be/public/index.php/pt_pt/double-edged-ribbon/bugs
 http://www.mundosites.net/biologia/bacterias.htm
 http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u24.jhtm

2 comentários:

  1. bom, este lano de aula foi muito aproveitoso para mim, obrigada...

    ResponderExcluir