segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ser Humano e Saúde - Os alimentos - Plano de aula quinzenal para trabalhar no 8º ano A

Dados de Identificação:


Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles


Professor: Raimunda Nonata Barbosa de Lima


Área de estudo: Ciências


Clientela alvo: 8º ano Turma: A.


Duração: 09 aulas


Período: 09/08 à 30/08/2010




Plano de Aula Quinzenal




Eixo Temático: Ser Humano e Saúde


Número de aulas: 09


Área de estudo: Interdisciplinar (Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Arte e etc.)






Conteúdos:




 A importância dos alimentos;


 O que os alimentos contêm (A água, os sais minerais, as proteínas, os carboidratos, os lipídios, as vitaminas);


 A energia dos alimentos (calorias: medindo a energia dos alimentos);


 A conservação dos alimentos (Resfriamento e Congelamento, Fervura, Pasteurização, Defumação, Salgamento, Liofilização);


 Diet. X light;


 Alimentos industrializados – Alimentação Preocupante.






Objetivo Geral


 Chamar atenção para os cuidados necessários e urgentes na alimentação, uma vez que os brasileiros cada vez mais se alimentam mal, motivo pelo qual, cresce demasiadamente as doenças cancerianas.



Objetivos Específicos:


 Despertar para os cuidados co ma alimentação;


 Compreender a função da nutrição do nosso organismo;


 Relacionar os alimentos e as funções de cada um;


 Sensibilizar-se para as consequências das faltas de determinadas vitaminas no nosso corpo, bem como, o excesso das mesmas;


 Conhecer a distribuição da água no nosso corpo;


 Valorizar os cuidados com a alimentação.




Situação Didática:




 Fazer uma introdução do assunto, a partir de uma atividade de leitura, acerca do texto reflexivo: As pequenas dádivas Obs. Realizar leitura pelo professor (Para toda a sala), pelos alunos (silenciosa e compartilhada entre os pequenos grupos) – Plano em anexo da atividade.


 Problematizar: PARA VOCÊ, O QUE É UMA ALEMENTAÇÃO ADEQUADA? VOCÊ SABE SE ALIMENTAR BEM?


 Entregar uma cópia da música, COMIDA (de Titãs);


 Roda de conversa acerca da música;


 Apresentar o plano a ser trabalhado nas duas semanas;


 Fazer uma explanação do conteúdo;


 Leitura deleites e individuais ao longo do capítulo;


 Divisão de grupos e sorteio dos temas supracitados para serem pesquisados;


 Apresentar o resultado da pesquisa (Seminário apresentado em cartazes ou slides em data show);


 Pesquisa na internet


 Debate acerca das apresentações;


 Estudo dirigido;


 Correções das questões;


 Avaliação (No decorrer da execução do plano)


Recursos utilizados:


 Texto impresso, livro didático, caderno, lápis, caneta, quadro branco, pincel p/ quadro, cd, DVD, computador, pen drive, microssistem , cartolinas, data show, imagens impressas dos gestos supracitados no texto


Avaliação:




 Avaliar o desempenho do educando através das atividades desenvolvidas, tanto escritas, quanto orais;




Referências Bibliográficas:




 BARROS, Carlos, PAULINO, Wilson Roberto - O Corpo Humano, Ciências – 7ª série


 Referencial Curricular


 Pesquisas no Google:


http://www.virtual.udesc.br/Principal/principal.php?dir1=Midiateca&index=M%FAsicas


Obs.


                                                                    

2 comentários:

  1. Amei o resultado desse plano.

    ResponderExcluir
  2. Os alunos foram muito bém nas apresentações.

    ResponderExcluir