Dados de Identificação:
Escola: E.E. F. Professor Pedro de Castro Meireles
Professor: Raimunda Nonata Barbosa de Lima
Área de estudo: Ciências
Clientela alvo: 8º ano Turma: A.
Duração: 09 aulas
Período: 09/08 à 30/08/2010
Plano de Aula Quinzenal
Eixo Temático: Ser Humano e Saúde
Número de aulas: 09
Área de estudo: Interdisciplinar (Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Arte e etc.)
Conteúdos:
A importância dos alimentos;
O que os alimentos contêm (A água, os sais minerais, as proteínas, os carboidratos, os lipídios, as vitaminas);
A energia dos alimentos (calorias: medindo a energia dos alimentos);
A conservação dos alimentos (Resfriamento e Congelamento, Fervura, Pasteurização, Defumação, Salgamento, Liofilização);
Diet. X light;
Alimentos industrializados – Alimentação Preocupante.
Objetivo Geral
Chamar atenção para os cuidados necessários e urgentes na alimentação, uma vez que os brasileiros cada vez mais se alimentam mal, motivo pelo qual, cresce demasiadamente as doenças cancerianas.
Objetivos Específicos:
Despertar para os cuidados co ma alimentação;
Compreender a função da nutrição do nosso organismo;
Relacionar os alimentos e as funções de cada um;
Sensibilizar-se para as consequências das faltas de determinadas vitaminas no nosso corpo, bem como, o excesso das mesmas;
Conhecer a distribuição da água no nosso corpo;
Valorizar os cuidados com a alimentação.
Situação Didática:
Fazer uma introdução do assunto, a partir de uma atividade de leitura, acerca do texto reflexivo: As pequenas dádivas Obs. Realizar leitura pelo professor (Para toda a sala), pelos alunos (silenciosa e compartilhada entre os pequenos grupos) – Plano em anexo da atividade.
Problematizar: PARA VOCÊ, O QUE É UMA ALEMENTAÇÃO ADEQUADA? VOCÊ SABE SE ALIMENTAR BEM?
Entregar uma cópia da música, COMIDA (de Titãs);
Roda de conversa acerca da música;
Apresentar o plano a ser trabalhado nas duas semanas;
Fazer uma explanação do conteúdo;
Leitura deleites e individuais ao longo do capítulo;
Divisão de grupos e sorteio dos temas supracitados para serem pesquisados;
Apresentar o resultado da pesquisa (Seminário apresentado em cartazes ou slides em data show);
Pesquisa na internet
Debate acerca das apresentações;
Estudo dirigido;
Correções das questões;
Avaliação (No decorrer da execução do plano)
Recursos utilizados:
Texto impresso, livro didático, caderno, lápis, caneta, quadro branco, pincel p/ quadro, cd, DVD, computador, pen drive, microssistem , cartolinas, data show, imagens impressas dos gestos supracitados no texto
Avaliação:
Avaliar o desempenho do educando através das atividades desenvolvidas, tanto escritas, quanto orais;
Referências Bibliográficas:
BARROS, Carlos, PAULINO, Wilson Roberto - O Corpo Humano, Ciências – 7ª série
Referencial Curricular
Pesquisas no Google:
http://www.virtual.udesc.br/Principal/principal.php?dir1=Midiateca&index=M%FAsicas
Obs.
Amei o resultado desse plano.
ResponderExcluirOs alunos foram muito bém nas apresentações.
ResponderExcluir